quarta-feira, 15 de abril de 2009






























































































"Satanás veio para roubar,matar e destruir;
Eu vim para que tenham vida,e a tenham com abundância." (Jo 10.10)







Museu da Família
(Alexandra Guerra)


Bem vindo ao museu da família! Neste museu você irá ver e saber acerca deste grupo que está à beira da extinção. Por volta do ano 2.270 foram vistas as últimas famílias compostas por pai, mãe e filhos.
Um pouco antes desse período, quase não se via uma mãe ou um pai em casa cuidando dos filhos, do lar e da família. Eles foram trabalhar fora.
Já no século XX, era costume o pai ser recebido pelos filhos em casa, após um dia de trabalho. Ele era o provedor do lar. Naquela época as crianças tinham um pai que morava com elas. Este pai convivia com os filhos diariamente e passeava com eles nos fins de semana. Nas apresentações da escola os filhos procuravam o olhar de seus maiores fãs: seus pais. E o aplauso deles era a garantia da felicidade!
Os pais podiam corrigir o erro e disciplinar os filhos. Quando os filhos precisavam de colo tinham um de seus pais por perto para carregá-los a hora que quisessem.
No dia das mães a família toda se reunia na casa da avó e a cama se enchia de presentes dos filhos, dos netos…
Era difícil esperar até o dia dos pais para entregar ao papai o presente feito pelos próprios filhos: A camisa com sua mãozinha, o quadro pintado, o cartão com moldura de gravata... No tempo da vida em família, a melhor comida era a da mamãe. Era o papai quem ganhava no jogo de dama ou de bola.
Quantas brincadeiras correndo soltas com os irmãos e primos! Esconde-esconde, casinha, queimada… Os brinquedos espalhados pela casa... Os risos, os choros... Fartura de vida. Casa cheia não só de gente, mas de amor e contentamento. Nas famílias havia coisas que não cabem neste museu: abraços, beijos, lágrimas, risos, personalidades, cachorros, papagaios…
Ah! Os jardins! Eles não poderiam faltar neste museu! As casas tinham jardins. Deles as avós retiravam plantas para enfeitar ou para fazer chazinhos caseiros para os filhos e netos.
Férias também se passavam em família. Na roça, na praia ou na casa dos parentes: estavam todos num feliz ajuntamento. Para eles estar em família era o que fazia a vida valer a pena!
Como se iniciou o processo de extinção das famílias? ... Bem, é uma longa história… Mas, lembre-se que, se você os deixar ir, talvez nunca mais os tenha de volta. Às vezes, nos ocupamos tanto com nossas próprias vidas, que não notamos que os deixamos ir… Outras vezes nos preocupamos tanto com quem está certo ou errado, que nos esquecemos do que é certo e do que é errado. Foi assim que as famílias começaram a desaparecer… Mas hoje temos este museu para visitá-las.
Certa vez alguém falou sobre um ciclo de morte que estava se instalando nas famílias. E leu na Bíblia como seria a cura nos Salmos 128.1-6. "Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!” Mas parece que não deram atenção suficiente... E as famílias foram se extinguindo...
Nossa visita ao museu termina aqui, com o livro que foi publicado a cerca de dois séculos atrás, no ano de 2008 e falou sobre estes acontecimentos: "Ciclos de vida ou de morte, em qual deles sua família está?" Envie este texto para todos os seus amigos. Não se surpreenda se algumas famílias forem salvas da extinção.
Texto: Alexa Guerra.




O que podemos ou devemos fazer?
Bem,podemos apenas ler,concordar e pensar na família do nosso vizinho...
Não!Não consigo!É a minha família que vem primeiro à minha mente.
Quem fomos um dia...quem somos hoje.
Olha só o tipo de convívio familiar que estamos formando dentro de nossa casa...por onde fomos,quais atalhos pegamos para termos chegado aqui?
Quantas vezes momentos de celebração tornou-se um verdadeiro caos,com brigas,discussões,gritarias!Olhem lá as crianças olhando...
Eu me lembro quando criança,eu e meu irmão brincando e minha mãe dizendo:"Hora do banho,daqui a pouco o pai está chegando..."
Corríamos para o banho,e depois,cheirando a sabonete,com os cabelos molhados e penteados,íamos para o portaõ aguardar que surgisse lá no início da rua a figura do homem a quem tanto amavámos..."Olha lá Samu,é o pai!!!"
E corríamos parecendo atletas,o abracávamos sorrindo,ofegantes e carregávamos o saco de pães frescos,que todos os dias ele trazia;fruto do suor de um dia de trabalho árduo na vida de um homem digno e feliz por ter um emprego honesto de onde extraía o sustento de sua família.
Chegávamos em casa,um corria para dar-lhe os chinelos,o outro pegava a toalha...não me lembro uma única vez do meu pai ter entrado em casa emburrado,brigando ou retrucando.
Minha mãe ao pé do fogão preparava o jantar,em épocas de dificuldades,o cardápio não era talvez exatamente o que desejávamos,rsrs,mas nunca parei para pensar nisso,pois sempre achava tão gostoso aquela comidinha com tempero de mãe,todos sentados à mesa,o copo de suco artificial ao lado,aquela cor bonita,forte,parecia tirada de uma aquarela... :)O que será que meus pais pensavam olhando para cada um de nós?
Crianças que cresceriam,tornariam-se adultos,formariam suas famílias...creio que eles não tinham grandes pretensões,mas sonhavam em ver-nos felizes um dia,também sentados à mesa com os filhos à volta,comendo o alimento abençoado,provido por Deus através do suor dos nossos rostos,através de um dia de trabalho árduo,honesto,digno.
Tendo Deus como a base do nosso lar,seus anjos nos guardando a cada dia...dando-nos forças para vencermos a cada dia as lutas com garra e determinação,certos da vitória;assim são os que entregam seus caminhos ao Senhor!!!
Caminhos...áh,os caminhos.Áh o livre arbítrio...que leva-nos muitas vezes à caminhos que a nós parecem direito,mas seu fim;é caminho de morte!(Assim diz a palavra)
Não adianta disfarçarmos ou nos fazermos de indiferentes,satanás tem investido pesado contra nossas famílias!
E nós não temos nos revoltado o suficiente contra ele e suas hostes malignas!!!
A fórmula está na palavra!Promessas,conselhos,todo o manual!Mas não fazemos direito!Alguns de nós se quer se dá ao trabalho de abrir o "manual"!
Podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece!(Está escrito),que lindo!As vezes colocamos até o versículo emoldurado,pendurado na entrada de casa,como se fosse um talismã de proteção para espantar os maus espíritos...mas não vivemos a palavra em sua essência,não obedecemos,vacilamos e deixamos o velho homem bem vivo dentro de nós,e com ele uma infinidade de brechas.
Eu não quero abrir a bíblia apenas como uma estudiosa(que diga-se de passagem,nem sou),eu quero ir com sede!!!
Correndo como a corça em busca de águas!!!Vem Espírito Santo de Deus,fique aqui pertinho de mim,quero ler agora a palavra da verdade,que mudará meus pensamentos,atitudes!(Repito;estou em completa transição,pois Deus é uma fonte inesgotável!)
Quero ser transformada,mudada,santificada!!!

"Porque a palavra de Deus é loucura para os que perecem;mas para nós que somos salvos,é o poder de Deus!"(I Cor.1:18)

Quero ler,e sentir o coração acelerado,sorrir,chorar,sentir caindo as escamas de meus olhos.(Assim tem sido!Aleluia!)
Sou totalmente à favor da teologia,mas uma teologia em que convida o Espírito Santo a ir à frente,para que enriqueça de bençãos a vida de quem a faz...
Sou cheia de fraquezas,insegurança,defeitos...não dá nem para listar!
Mas como um diamante bruto,Ele quer me lapidar...

"Simão,Simão,satanás pediu vocês para peneirá-los como o trigo.Mas eu orei por você,para que a sua fé não desfaleça.E quando você se converter,fortaleça os seus irmãos."(Palavras de Jesus à Pedro,pouco antes de ser crucificado.Luc.22:31)

E para saber a transformação que Pedro viveu,vai lendo... :)
O homem que até sua sombra curava as pessoas...(na unção do Espírito Santo).Pedro simplesmente acreditou e se entregou,Deus agiu exatamente como havia planejado para a vida de Pedro,mesmo com todos os seus erros e acertos.
Ele sabia que era pecador,decepcionou a Jesus talvez(emocionalmente falando),mas chorou amargamente,arrependido,pediu perdão e levantou-se sem perder a fé.Todos estamos longe de atingir a perfeição e sermos exatamente o que Deus quer.Mas Ele quer ver nosso esforço,mudanças de atitude mediante a fé que temos nEle!Ele melhor que ninguém conhece nossas limitações.
Precisamos nos revoltar contra as situações erradas na nossa vida,em nossas famílias!Revoltemo-nos!Pois isso nos dará forças para tomarmos atitude,para agirmos!Ação gera reação,diz meus amigos missionários,e o querido Pr.Breda.
É verdade!E só agiremos se colocarmos nossa fé em prática!

(...)"Os quais pela fé venceram reinos,praticaram a justiça,alcançaram promessas,fecharam as bocas dos leões,apagaram a força do fogo,escaparam do fio da espada,da fraqueza tiraram forças,tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.As mulheres receberam pela ressureição os seus mortos;uns foram torturados,não aceitando o seu livramento,para alcançarem uma melhor ressureição;outros enfrentaram zombaria e açoites;outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,apedrejados,serrados ao meio,postos à prova,mortos ao fio da espada.Andaram errantes,vestido de peles de ovelhas e de cabras,necessitados,afligidos e maltratados.O mundo não era digno deles.Vagaram pelos desertos e montes,pelas caverna e grutas.(Hb.11:33 ao 38)

Realmente está na hora de eu rever meus conceitos sobre minha fé...houve um tempo em que eu dizia:"Mas eu não tenho fé..."
Nunca me esqueci de uma jovem de uma igreja batista lá de SP. que foi me visitar e me disse:"Não fale assim!A Bíblia nos afirma que a cada um de nós,Deus deu uma porção de fé!Você tem sim!"
Rsrsrs Confesso que daquele dia em diante fiquei super feliz por saber que em mim havia algo a mais de Deus do que simplesmente orgãos,epiderme,etc.
A cada dia estou aprendendo a agradar a Deus, colocando minha fé em prática.

"Ora,a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.(...)Sem fé é impossível agradar a Deus,pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."(Hb 11:1 e 6)

Bem,assim sendo...sou uma completa revoltada!Revoltada contra tudo o que satanás tem feito para manipular e destruir as famílias,as pessoas de um modo geral!
Vou agir, pois tenho minha porção de fé!!! :)
Começando pelo meu lar,amando e respeitando meu esposo e filhos,proporcionando a eles a alegria de se viver em família,em querer ao fim de um longo e cansativo dia voltar pra casa,o melhor lugar do mundo!!!
Conversar,saber ouvir,dar o devido valor a cada gesto,palavra,saber ouvir,ensinar meus pequenos com firmeza,mas com muita ternura também.(Rsrsrs Não poderia deixar de dizer;meu Vini está sendo alfabetizado!Ler os textos com ele tornou-se a melhor hora do dia!Rsrsrs Rimos todos à valer,inclusive ele,diante das descobertas da junção das sílabas para tornarem-se palavras,rsrsrs É impagável!!!"sa-pa-to.Sapatô mãe?O que é isso?Sapato mãe!Sapato!!!Rsrsrs Está sendo um momento único na vida dele e nas nossas!)
Não irei permitir que satanás destrua o meu lar!!!
Pensemos assim queridos!!!
Coloquemo-nos na vontade de Deus!Não como hipócritas ou farizeus,mas verdadeiramente como seus filhos!

"Mas a todos quantos o receberam,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus;aos que creêm no seu nome."(Jo.1:12)

Vamos crer ardentemente neste Deus que por nós e por nossa família,por cada um de nossos queridos entregou a própia vida!
Acima de tudo;vamos amá-lo e obedecer suas ordenanças!
Vamos convidá-lo a sentar-se à mesa conosco,todos reunidos,felizes!Desligue a tv,chame as crianças,ore agradecendo pela oportunidade linda de ter um lar,sua família(mesmo que cheia de defeitos!Lembre-se Deus lapida!Ele não desiste de nós!!!),olhe o alimento que Deus proveu,independente do cardápio!Está temperado com amor?Então não falta mais nada!

"E servireis ao Senhor vosso Deus,e Ele abençoará o vosso pão e a vossa água;e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades."(Ex.23:25)

Declaremos que nossa família é uma benção!!!E sobre ela nenhum mal se sucederá!Mas vamos investir!Todos nós!
Vamos emoldurar sim um versículo de benção e colocar à entrada de nossa casa,mas vamos assumir o compromisso de vivê-lo,de torná-lo real em nosso dia a  dia.
Eu não permitirei que a história da minha família faça parte de um museu!
Estamos aqui,somos reais!Deus quer que tenhamos vida abundante!
Eu declaro em nome do Senhor Jesus que eu e o meu lar serviremos ao Senhor!!!
Minha família...presente de Deus para mim!!! :)
Bjos no coração!Bjos para sua família também!!! :D

Deus os abençoe grande e poderosamente!!!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário