quarta-feira, 6 de maio de 2009



É PRECISO SABER VIVER...






A Carta da Terra -
Adaptação para Crianças por Guillem Ramis.
Tradução:( Flávio Boleiz Júnior ).

Convite - A Terra é a nossa casa.

Nós vivemos num momento muito importante em que temos que conservar a Terra.
- Todos os povos da mundo formam uma grande família. - Façamos a maravilhosa tarefa de RESPEITAR A NATUREZA e VIVER EM PAZ.
Somos parte de um grande Universo.
- Nesse Universo, nosso planeta é cheio de vida, com muitas plantas, animais e pessoas.
- Nós dependemos da água, da terra e do ar e sentimos alegria por vivermos neste mundo.
- Existem pessoas que usam mal a água, a terra e o ar; e que fazem mal aos animais, às plantas e às outras pessoas.
- Infelizmente existem guerras, pessoas que têm fome, que não têm casa nem escola, que estão doentes sem terem médico ou remédio que as possa curar. O que podemos fazer.
- Devemos colaborar para que todas as pessoas do mundo tenham o que necessitam para viver.
- Nós, as crianças, FAREMOS PEQUENOS ESFORÇOS DIÁRIOS para transformarmos as coisas ruins em coisas boas. Trataremos bem a todos e dividiremos melhor o que temos.
- Se ajudarmos e amarmos aos outros, NÓS VIVEREMOS COM MUITO MAIS ALEGRIA E FELICIDADE.
- Nós pedimos também um esforço por parte dos adultos – nossos pais, professores, parentes e vizinhos – para que tudo isso possa acontecer. RESPEITO E CUIDADO PARA COM OS SERES VIVOS

1. Conheça e respeite as pessoas, animais e plantas - Porque são seres vivos. - Porque são necessários. - Porque produzem coisas úteis e bonitas.

2. Trate bem as pessoas, animais e plantas - Porque são parte da natureza. - Porque necessitam de proteção. - Porque lhe fornecem meios para viver.

3. Ajude os companheiros e as companheiras e lhes oferte a sua amizade - Porque eles precisam de você, da sua iniciativa e da sua amizade. - Porque pode fazer muito por eles e elas. - Porque você quer compartilhar.

4. Você pode ajudar para que muita gente aprecie as coisas boas e bonitas - Porque respeita tudo que tem vida. - Porque deseja a alegria. - Porque prepara um lugar para todas as crianças que ainda vão nascer. NA VIDA TUDO ESTÁ INTERLIGADO

5. Admire como as plantas, animais e pessoas vivem - Não consinta que ninguém lhes faça mal. - Peça que tenham proteção. - Reclame por todos os seres: ar, água, sol e terra.

6. Conserve limpo o lugar onde vive - Mantenha a Terra limpa e economizare água. - Recolha as sobras. - Procure manter todas as suas coisas em ordem.

7. Respeite sempre estas três coisas: - A vida de todos os seres vivos. - Os direitos de todas as pessoas. - O bem-estar de todos.

8. Conheça e ame o lugar onde vive e compartilhe o que sabe - Sobre os seres vivos à sua volta. - Sobre as pessoas de outros lugares, povos, nações e países. - Sobre o que necessita para viver com saúde. TODO MUNDO DEVE TER O QUE NECESSITA

9. Colabore para que não haja gente pobre - Todos devem ter o que necessitam para viver dignamente. - Todas as crianças devem ir à escola. - As pessoas necessitadas devem ser as mais ajudadas.

10. Ajude as pessoas, para que vivam melhor - As pessoas que têm mais devem ser as que mais ajudam. - Deve desejar ter somente o que realmente necessita. - Deve saber compartilhar o que tem.

11. Todos vocês, meninas e meninos, são igualmente importantes - Todas as crianças devem aprender e crescer juntas. - Se uma criança estiver doente, deve receber os cuidados necessários. - As mulheres têm os mesmos direitos que os homens. - Todas as famílias serão protegidas.

12. Trabalhe sempre para que qualquer criança: - Menino ou menina, - De família rica ou pobre, - Negra, branca ou de qualquer cor, - Deste ou de outro país,
- Que fale nossa língua ou não, - Cristã, muculmana, de qualquer outra religião ou mesmo as que não têm religião... Tenha comida, casa, família, descanso, escola, amigos e amigas, brinquedos e alegria; e se estiverem doentes, médico e medicamentos NÃO À GUERRA, SIM À PAZ

13. Se esforce para que não existam brigas onde você vive - Informe-se sobre o modo de vida das pessoas de seu lugar, sua comunidade ou cidade. - Poderá dizer o que pensa e poderá se encontrar com quem quizer. - Todos devem cuidar do lugar à sua volta.

14. Estude, principalmente aquilo que te ajude a conviver com os outros - Deve estudar com interesse os assuntos que lhe ajudem a ser uma pessoa melhor. - Os meios de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, lhe ajudarão a compreender as dificuldades e problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam hoje em dia. - Quanto melhor se educar, melhor saberá viver.

15. Cuide e ame as pessoas, animais e plantas - Em casa. - Na escola. - Na sua comunidade ou cidade.

16. Procure viver sempre em paz com todo mundo - É preciso que todos se entendam e se ajudem multuamente. - Homens e mulheres não farão guerra outra vez, nem produzirão mais armas. - É preciso que reine a paz em todo o mundo.

RESUMINDO - Nós, os seres humanos, devemos conservar e melhorar o mundo onde vivemos. Por isso, devemos viver de uma maneira nova, usando as boas coisas que já temos hoje.
- Nós devemos conversar com todas as pessoas, de modo a aproveitarmos o que existe em outras culturas e os inventos que já existem.
- As pessoas de outros países, línguas, costumes e religiões nos ajudam. Assim nós podemos conhecer novos modos de viver e de tratar outras pessoas.
- Nos empenhemos em superar as situações difíceis.
- Se nos unirmos, nós melhoraremos muito o mundo, porque todos são úteis e podem ajudar.
- Que digam de nós: “Eles querem viver de outra forma”, “Eles estão se empenhando em viver em paz” e “Eles sabem conservar a Terra”.
- A Carta da Terra diz o que devemos fazer para conservar o mundo: - respeitar a natureza e cumprir os direitos humanos, - providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver - e viver sempre em paz. - A Carta da Terra ajudará a conservarmos e melhorarmos o mundo em que vivemos.
- A Carta da Terra deve ser lei para todas as pessoas de todos os países e povos. - A Carta da Terra foi escrita em 1992.
Depois disso tem sido melhorada e acrescentada de novos itens.
Nós queremos que seja aprovada, aceita e colocada em prática por todos os paises do mundo, todos os povos e nações.

A Carta da Terra Adaptação para Crianças por Guillem Ramis - Projeto Vivim Plegats - Ilhas Baleares. Tradução: Flávio Boleiz Júnior - GRUTEUSP

Faço minhas,todas estas incríveis e totalmente necessárias palavras,sentindo-me responsável em ensinar todo o seu teor,em seu mais completo significado aos meus herdeiros;herdeiros do futuro!

Bjos pessoas queridas!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger