quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


                                              
                                                  
Serei sincera ao dizer;queridos,que este ano meu espírito natalino estava apagadinho,apagadinho.Porém tendo dois filhos lindos fazendo parte do meu dia a dia,como ficar indiferente à tudo?
"-Manhê,vamos montar a árvore de natal hoje!Por favor!"
Era o apelo do Vini,diante de minha pouca vontade em montar a árvore que após a chegada do Guga,tornou-se o objeto de decoração que nos reunimos para enfeitar entre risos e alegria.
"-Áh,Vini,tô sem vontade...queria renovar os enfeites,não quero nada que lembre o papai Noel,quero enfeites que contem a história da chegada do nosso Salvador..."
Até fui à algumas lojas,porém tudo o que vi foi um desfile interminável de papais noéis.
Não é ser radical,sabe.Mas é como expliquei ao Guga:"-Imagine Guga,é dia do seu aniversário,aí você chega feliz da vida para a festa,mas junto à decoração,onde deveria estar o seu nome,está o de outro menino,fotos dele no mural;ao invés da sua,na boa;você ficaria contente?"
"-De jeito nenhum mãe!Se a festa é minha...!"
Rsrsrsrsrs O natal é assim,tudo bem que alguns estudos apontam o surgimento da festa como algo pagão,mas acabou tornando-se uma festa cristã.Eu por exemplo,sei que é óbvio que dia 25 de dezembro nunca foi a data que Jesus nasceu,porém,é tão gostoso poder vivenciar,entrar no clima,lembrar com carinho o dia em que aquela estrela linda guiou os três reis magos até Belém,e os pastores na campo...de repente aquele coro lindo de anjos aparecendo no céus e cantando:"Glória à Deus nas alturas,paz na Terra entre os homens de boa vontade à quem Ele quer bem!"
E José e Maria,após momentos tão difíceis,encontrando um cantinho tão humilde,para que ali nascesse aquele menininho lindo,que se chamaria Jesus e viria a mudar nossa história...ai,ai!
É como se eu pudesse ouvir seu chorinho,sentir o cheirinho,a pele...
É natal!!!Que delícia poder vivenciar isso!!!
Por isso,e por mais um lista de coisas,resolvi deixar a lenda do papai Noel fora da nossa celebração.

1º-Este papo de que só criança que obedesse o ano inteiro é que ganha presente...
(Me poupe!Conheço inúmeras crianças que são uns "doces",amáveis,simpáticas e obedientas(na medida do possível.Rsrsrs), que não ganham simplesmente porque os pais não tem grana,ou até porque nem pais tem,ou um lar!)

2º-Só vem uma vez por ano!
(Áh,Jesus nos enche com seu amor todos os dias,a cada segundo!Se fossêmos enumerar os presentes -bençãos- que recebemos de suas mãos todos os dias!

E claro que tenho muitos outros motivos,pelos quais nunca estimulei meus filhos a acreditarem em papai Noel,não que eu faça uma campanha contra o velhote,não é isso;até acho graça de alguns filmes que passam nesta época,contando histórias que mexem com a fantasia das crianças e ás vezes de até algum adulto mais desavisado...rsrsrsrsrs
Porém,já ouvi histórias tão tristes de crianças que se decepcionaram com esta lenda...com os presentes que nunca chegaram...o Guga meu filho viveu algo parecido,em um ano em que um membro da família o incentivou à escrever cartas ao velhinho.
Tadinho,ele tinha apenas 4 anos e 6 meses.Mesmo assim eu o avisei,conversei.Pois eu sabia muito bem do aperto que estávamos passando aquele ano,sem chance "papai noel" aterrisar no  humilde telhado,de uma casa simples que locávamos na época, para trazer o auto posto da "hot wheels",que custava cento e sessenta reais na época.Diante de meus conselhos p/ desestimulá-lo,ele dizia:"-Mãe,é porque aqui não tem lareira,mas lá na casa do... tem!Eu estou colocando lá minhas cartinhas."
As cartinhas tratavam-se de pedaços de papéis que ele rabiscava,dobrava cuidadosamente e levava p/ a casa do ... para depositar cuidadosamente na lareira.
Desde cedo contei à ele a linda história da Bíblia,de como aconteceu o primeiro natal,claro que ele gostava,bom aprender sobre o amor incondicional de Deus por nós,porém;imaginar que o papai noel vinha com um saco vermelho enorme ,cheio dos mais variados brinquedos,aquelas renas voadoras,a descida pela chaminé...uau!!!Muito "irado"!
Eu passei apenas a rir de tudo,e acreditei realmente,que com todo aquele incentivo,não o papai noel,mas o ... deveria estar preparando uma surpresa,pois sabia bem de nossas condições naquele fim de ano.
Durante a semana que antecedera o natal,o Guga recebeu das mãos da ... um conjunto de camiseta e short,foi alegado que estava dando adiantado pois ele poderia usar na noite de natal,ele agradeceu de forma polida e educada,mas o entusiamo foi como o de qualquer criança que recebe uma roupa de alguém.
E ele continuou ansioso à esperar a noite de natal.Que por fim chegou,nos arrumamos e fomos para a ceia na casa dos ...,a casa que tinha lareira!
Depois  da meia-noite,após já havermos "ceado", começou a entrega dos presentes,(já estou curada,acreditem,mas ainda hoje me emociono quando me recordo da carinha do Guga,os olhos brilhando,inquietos,as mãozinhas sem parada!)
Acreditem,até eu ganhei um porta-retrato do "papai noel",e de repente,não saindo da lareira,mas vindo de direção oposta,entraram com um enorme presente,o Guga sorriu e ficou em pé,aí disseram:
"-Este, papai noel trouxe para a...(uma garotinha que estava presente, um pouco mais nova que o Guga.)Era uma linda bicicleta cor de rosa.Festa,murmúrios de felicidade.Acabou?
"-E o meu?O meu posto da "hot whells" ...ele (papai noel)trouxe?"
O ... ria muito e dizia para ele que devia estar dentro da lareira.O Guga não se fez de rogado,dirigiu-se até a lareira tentando mover a portinha,que por ser de ferro e ter um certo peso poderia desprender-se machucando-o,eu corri em seu auxílio dizendo que parasse.
Ele continuava com aquele brilho nos olhos,e também agora um pontinho de interrogação estava surgindo.
Diante da cena,a ... interveio:"Não tem posto,você ganhou a roupa,lembra-se que te dei no meio da semana?"
Meu mundo caiu,(o do Guga também)e eu como mãe,segurei as lágrimas valentemente para poder explicar ao Guga que havia ocorrido um equívoco,e que agora ele sabia que papai noel não existia.
Nos despedimos e saímos de forma meio apressada,nem notaram nosso desapontamento(meu,do Guga e do Fábio),pois ainda curtiam a entrega dos presentes.
O Guga chorou sim,porém não se preocupem,ele superou e encarou que tudo não passava de uma lenda...rsrsrsrs Daquela hora em diante o "papai noel" virou fumaça,ele passou a crer na provisão do Papai do céu!
Na semana seguinte,Jesus presenteou meu marido com um "abono",fomos felizes da vida à uma loja de brinquedos,e o Guga saiu de lá super feliz,carregando debaixo do braço um pacote lindo de presente,o qual continha o auto-posto do Mickey,pagamos trinta reais!Este sim acessível ao nosso orçamento daquele ano.
Tudo na vida serve de aprendizado e oportunidade para crescermos.
Foi com um orgulho e alegria enormes que pude ver o Guga naquela loja,sem dar "pití",olhando cuidadosamente as opções que oferecemos à ele,na faixa de preço que podíamos pagar.Ele até foi perto do auto posto da hot whells que tanto desejou,porém não se importou por estar levando um outro mais modesto.Rsrsrsrs
Desde então tem sido assim,ele e o Vini,quando há a oportunidade,ou alguma data especial e vamos juntos à alguma loja,diante do valor que estipulamos,eles escolhem e saem contentes e agradecidos.O melhor é poder vê-los agradecidos em primeiro lugar à Deus.
Foi válido o Guga ter passado por esta experiência da qual contei,pois aprendeu a valorizar o real amor e cuidado de Jesus por nós.Naquele ano,em que tudo conspirava para que ele ficasse triste e frustrado,Jesus deu condições,honrou o pai,e assim pudemos dar o presente à ele,e outro ao Vini,que na época estava com 1 ano.Ele experimentou o zêlo de Jesus por eles,que não quer de forma alguma,que crianças ou adultos sejam decepcionados e vejam seus sonhos se perdendo.
Glorifico ao senhor por poder viver um natal com minha família,em que o que está em primeiro lugar são os sentimentos,e não o consumo desenfreado,a sensação insana de que o que preenche os corações são brinquedos,roupas e calçados novos.
E,assim sendo,há dois dias atrás montamos nossa árvore,enfeitamos a casa com piscas-piscas,que "ganhei" de forma inusitada,e só agora pude ver o quão lindos são!Rsrsrsrs
Colocamos o pisca colorido(favorito do Vini),na porta de entrada da sala,e os de luzes brancas(preferido do Guga),na janela também da sala,ele acende de várias formas!Uma guirlanda simplesinha que adquiri há uns 9 anos atrás numa loja de 1,99.A qual trazia um papai Noel em seu trenó,mas que preferi aposentá-lo.Acima da guirlanda,coloquei uma estrela de papel cartão prata que eu mesma fiz."-Esta é a estrela que guiou os reis magos até Jesus,né mãe?"
Indagou ,já respondendo o Vini.
"-Era mais ou menos assim Vini."
Mas ainda faltava algo...O nome do aniversariante!!!
Corri escada acima,sendo acompanhada pelos meninos que me ajudaram a cortar o lindo nome JESUS,em e.v.a. vermelho.
O colocamos junto à estrela na janela,ficou tão lindo!!!
Nos abraçamos os quatro(eu,Vini,Guga e Fábio, que foi o responsável pela iluminação...rsrsrs),e ficamos olhando,curtindo.Ao fundo estava tocando um cd com músicas góspel natalina que segundo o Vini,era pra dar um "clima".Rsrsrsrs
Eu realmente senti meu coração aquecido e transbordando de felicidade,não tinha neve,mas uma garoa fininha caía...eu agradeci ao Senhor ainda abraçada à minha família:
"-Deus,obrigada por permitir que estejamos aqui, juntos e bem!Por nos guardar e nos proporcionar momentos tão especiais!Que seja sempre assim!!!E que todos que passarem em frente à minha casa possam saber, que aqui reside uma família feliz,que celebra o natal de JESUS!!!"

Beijos cheinho de emoção,pessoas queridas!

Um comentário:

  1. AÍ VÃO CINCO CAMIÕES CARREGADINHOS DE


    *|''''''''''''''''-- - '''''''||_ *
    *|................*AMOR*...........|||'|''__ *
    *|________________ _ |||_|___|) *
    *!(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' *



    *|''''''''''''''''-- - '''''''||_ *
    *|............*CARINHO*.........|||'|''_ *
    *|________________ _ |||_|___|) *
    *!(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' *



    *|''''''''''''''''-- - '''''''||_ *
    *|............*ALEGRIA*.........|||'|''__ *
    *|________________ _ |||_|___|) *
    *!(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' *



    *|''''''''''''''''-- - '''''''||_ *
    *|............*AMIZADE*.........|||'|''_ *
    *|________________ _ |||_|___|) *
    *!(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' *



    *|''''''''''''''''-- - '''''''||_ *
    *|........*FELICIDADE*.......|||'|''__ *
    *|________________ _ |||_|___|) *
    *!(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@) *



    *e agora o sexto, sempre esquecido*



    *''''''''''''''''-- - '''''''||_
    |............ * SAÚDE*.........|||'|''__ *
    *|________________ _ |||_|___|) *
    *!(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' *



    ...

    e beijinhos da tua amiga Anita (amor fraternal)

    ResponderExcluir